6 de novembro de 2013

[Resenha] - Anjo Caído, de Daniel Silva

Autor: Daniel Silva
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Número de Páginas: 272
Avaliação: 4,0 / 5,0
Onde Comprar? Submarino / Americanas

Após quase ser morto em sua última missão, o ex-agente israelense Gabriel Allon não quer mais pensar no serviço de inteligência. Dedicando-se a seu trabalho como restaurador de arte, ele se refugia no Vaticano para dar nova vida a uma das maiores obras-primas de Caravaggio. Certa manhã, ele é chamado à Basílica de São Pedro pelo monsenhor Luigi Donati, o poderoso secretário pessoal do papa Paulo VII. Sob o magnífico domo de Michelangelo, jaz o corpo de uma linda mulher. A polícia suspeita de suicídio, mas Donati não acredita nessa hipótese e pede a Gabriel que investigue discretamente o caso. Ele só recomenda que Allon fique atento à regra número um do Vaticano: “Não faça perguntas demais.” Gabriel logo fica sabendo que a mulher descobriu segredos perigosos que ameaçam uma organização global envolvida com o comércio ilegal de antiguidades. Sem saber aonde sua caçada o levará, ele precisa impedir um atentado devastador que mergulharia o mundo em um conflito apocalíptico. Uma inebriante mescla de arte, intriga e história, Anjo caído conduz o leitor por câmaras obscuras do Vaticano, pistas de esqui glamourosas de St. Moritz e avenidas graciosas de Berlim e Viena, até alcançar o inesperado clímax nos subterrâneos do território mais sagrado e disputado do mundo.

Essa foi minha primeira experiência com o autor Daniel Silva e já adianto que foi bem mais do que eu esperava. Anjo Caído é o 12º livro da série de espionagem do personagem Gabriel Allon, mas acalmem-se as estórias são independentes uma da outra e o autor fornece uma gama de informações sobre a vida de Allon nos livros anteriores.

Gabriel depois de anos trabalhando para o serviço de inteligência israelense decide levar uma vida tranquila regada a viagens ao lado de sua esposa e essa nova vida se inicia quando ele é chamado para restaurar uma obra de Caravaggio no Vaticano. Porém, tudo muda de figura quando o corpo de uma mulher é encontrado no domo de Michelangelo e o secretário pessoal do Papa quer que ele investigue a causa da morte.

Através das investigações feitas por Gabriel, descobrimos que a morte desta mulher é apenas uma ponta do iceberg que envolve toda a trama do livro. O leitor é conduzido por uma estória cheia de conspirações e intrigas, que envolve o comércio ilegal de antiguidades e uma organização de potência mundial.

Daniel Silva é um autor excepcional quando o assunto é detalhes, em nenhum momento os cenários descritos por ele pareceram meros flashes na minha mente. Era como eu fosse um companheiro de Allon quando passava pelas magnificas obras do Vaticano ou passeava pelas ruas de Viena. Talvez, até consiga acertar com precisão alguns lugares na Basílica de São Pedro, descritos pelo o autor.

Anjo Caído é um livro para quem é fã de espionagem e conspiração, mas como disse para quem é fã, ao menos, eu não recomendaria este livro para quem está iniciando no gênero ou mesmo na literatura, apenas por um motivo: mesmo o autor tendo uma narrativa fascinante e fluida, existe nomes de personagens complexos e alguns termos usados em operações iranianas e israelitas, além de temas como Hezbollah, terrorismo, Primavera Árabe e outros. Porém, quem sentir que mesmo assim pode vier a gostar: Vai fundo, Daniel Silva é um dos melhores do gênero.

Segredos podem ser destrutíveis e é isso que o livro demonstra: que tem gente capaz de tudo para preservar um segredo. E antes de finalizar essa resenha quero dizer que não foi o protagonista Gabriel Allon que me conquistou e sim uma personagem secundária e que a meu ver é a melhor espiã – Dina Sarid. Uma personagem astuciosa, inteligente e que sempre acerta, uma seguidora da Miss Marple, sem dúvidas.

21 comentários:

  1. Oi Lucas,
    tudo bem?
    Já tinha visto esse livro e estava curiosa para ouvir alguma opinião sobre ele. Gostei muito da história e do cenário também.
    O fato de ter antiguidades me conquistou!!! Adoro tramas de espionagem, de suspense. Acho que vou adorar esse livro.
    Boa dica.
    beijos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lucas, esse é um gênero que me satisfaz como leitor, geralmente me sinto bastante envolvido na trama e a leitura flui bem. Não conhecia o autor, mas fiquei bastante interessado na obra - que já é extensa! - gosto muito quando escritores de romances policiais investem nas descrições e nos detalhes, tirando a imagem de pré-formatação que o gênero tem. - e dois abraços pela menção à Miss Marple ;)


    ResponderExcluir
  3. Oie Lucas
    amo livros de espionagens e nunca li nada do autor.
    Gosto quando o autor foca nos detalhes, porque isso enriquece o enredo.
    Vou colocar na lista de desejados pra ontem.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Lucas, muito boa a resenha!. Depois dessa vou ter que ler todo o livro u-u
    Gostei do seu blog, bem interessante

    www.rockteen92.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de resenha *-*.
    Adoro livros nesse gênero, mas nunca li nada do Daniel. Fiquei com vontade...
    Obrigada pela visita no meu blog.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Lucas. Aprecio tramas intrincadas, repleta de segredos, que é o que acontece com o enredo de Anjo Caído. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Sou fã de espionagem! Já me ganhou. haha
    Não conhecia o livro, já coloquei na lista de desejados!
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sempre tive curiosidade com os livros do Daniel, mas sempre tive receio, sempre me pareceu algo parecido com livros de autores que gosto e admiro muito como Harlan Coben, e James Pattison. Ótima resenha. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parece muito bom. bem, estou seguindo se quiser [sem ser chata >< é que estou atrás de uma meta, perdão se incomodei] me seguir, vou te esperar lá no meu cantinho tá? :) Beijão e até <3

    http://paradise-moon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog, muito lindo!
    Vem conhecer meu blog de volta? http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br
    Ficarei muito feliz.Beijos ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá, passei apenas pra dizer que já estou te seguindo e voltarei aqui futuramente pra fazer comentários sobre os posts.
    Seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    Quem seguir no insta, sigo de volta http://instagram.com/theworldofmari

    ResponderExcluir
  12. Oie Lucas =)

    Não conhecia o autor, mas mesmo o estilo não sendo o meu favorito fiquei bastante curiosa com a história.

    Gosto de livros que me fazem pensar, e esse parece que tem isso como ingrediente.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Nossa, décimo segundo livro? Essas séries policiais são tão grandes né? Pelo menos os livros são independentes... Eu gostei muito da sua resenha, essa questão dos segredos é complicada mesmo!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conheço a escrita do Daniel.
    Já li muitos elogios e pretendo ler alguns de seus livros em breve.
    Que legal uma personagem que lembra a Mrs Marple, aquela velhinha não é mole, rsrs.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nossa eu levei um susto com você disse 12° livro kkkk
    mas se são histórias independentes então tudo bem rs
    Eu gosto do gênero e esse livro parece ser bom.

    Tá rolando uma promoção lá no blog, depois da uma passadinha pra conferir.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/2013/11/reencontros-prologo.html#.UnzGfflJ5DA

    ResponderExcluir
  16. Lucas, simplesmente adoro essas séries longas com livros independentes. Acho que James Patterson acabou me viciando nisso! :P
    Acho que esse é um livro que vai me agradar, porque eu simplesmente ADORO essa temática, apesar de não ler tanto quanto eu gostaria. :( Esses detalhes me encantam quando são bem dosados. Alguns autores exageram, deixando a leitura tão arrastada que me irrita.
    Mas enfim, já é mais um livro para minha imensa de leitura.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  17. Olá Lucas! Você já reparou que quando eu venho aqui lhe visitar você sempre tem uma resenha, de um certo livro, que me deixa angustiada. Sim, eu fico na angustia, porque os livros são sempre ótimos, e você já sabe né. Eu sou louca por mistérios, investigações, essas coisas, e este livro...pelo que li da resenha, é magnifico. Nossa estou bem curiosa para saber mais sobre os mistérios que rondam o vaticano.

    Parabéns, você acabou de fazer minha lista aumentar.Hahahahahahahaha

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHSUAHAUAHAU, Que bom, acho que a leitura vale muito a pena!

      Excluir
  18. Nossa, não conhecia esse livro, mas pela sua resenha
    ele me chamou atenção, adorei os pontos que vc levantou
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir