13 de dezembro de 2013

[Resenha] - Golfinhos e Tubarões, de Tais Cortez

Autora: Tais Cortez
Editora: Chiado
Ano: 2013
Número de Páginas: 419
Avaliação: 5,0 / 5,0
Onde Comprar? Cultura

Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles. Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições. Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, freqüentando aulas diferentes de tudo o que já viu. Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la. O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...

E quando eu penso que este ano, nenhuma leitura poderia mais me surpreender, eis que acabo lendo “Golfinhos e Tubarões – O outro mundo” e acaba ameaçando ganhar o título de melhor livro lido no ano. Tais Cortez criou uma história única, apesar de temas já recorrentes em outros livros, ela conseguiu que o livro me conquistasse de todas as formas.

O livro começa em um clima tenso, discutindo-se o futuro da “anormal” Vitória Pádua. Vicky é uma garota de dezoito anos que foi adotada pelo casal Ana e Greg, quando tinha apenas cinco anos. Ela não se lembra de nada do tempo vivido com seus pais biológicos e sua vida começa a mudar quando completa quinze anos, onde habilidades inumanas são adquiridas, como extrema força e velocidade, sentidos aguçados, premonições e sem falar que a coloração do seu cabelo começa a mudar.

Sem saber controlar essas novas transformações, Vicky acaba tendo um descontrole de seus poderes o que leva aos seus pais adotivos a recorrem a um casal que diz poder ajudar a atormentada garota. Ela então é levada para um castelo, outro mundo, onde existem jovens também com poderes sobrenaturais. E aqui nossa aventura começa! 

Entrar no castelo “Aprendum” foi como se eu tivesse visitando uma escola vizinha de Hogwarts, só que invés de bruxos, nesse habita mutantes. Não tem como não se lembrar de Harry Potter ou X-Men, mas como disse no início dessa resenha, a autora soube colocar suas características no livro de uma maneira única.

E nesse castelo tem pessoas com habilidade de mover pessoas e objetos, voar, germinar flores e arvores ler mentes ou até mesmo a capacidade de controlar o fogo. E é claro que nossa protagonista encontrou um par romântico em tantas novidades – Alex. E como a Vicky o descreve: é um anjo (de tão lindo) de olhos azuis. Mas, deixando essa parte para a Vitória, Alex foi um personagem que demorou de me conquistar, primeiro por achar que se tratava de um badboy que faria a nossa doce Vitória sofrer e depois por suas inúmeras tentativas de manter a garota longe dele.

Alex é um mestiço, metade homem e metade vampiro (e não, não me lembrou de Crepúsculo), que vive isolado do resto dos alunos, mas que mesmo tentando se manter longe de Vitória, está sempre a salvando de enrascadas. De primeira, achei muito fantasiosa e imatura a paixão a primeira vista entre os dois, mas conforme o livro vai seguindo, isso vai se justificando.

E nesse novo mundo também tem uma cidade onde os alunos podem irem todos os finais de semana e cá para nós fiquei esperando que a qualquer momento eu me materializasse no castelo Mórmon ou então no Doce Licor. 

Personagens que me conquistaram? Foram muitos, se não todos. Lisa – a bondosa e meiga professora que foi buscar Vitória no mundo dos humanos, Penny, a inseparável amiga e até mesmo Alice, a maior adversária de Vicky dentro do castelo.

Para quem procura por ação, o livro da Tais Cortez também tem. Quando segredos são desenterrados e revelados, uma batalha entre o bem e o mal terá que será travada. Essas cenas acabam se mostrando partes emocionantes e o ponto alto da leitura.

“Golfinhos e tubarões” é narrado em primeira pessoa por Vitória, o que faz sentirmos ainda mais parte desse mundo mágico. A narrativa também é ágil e simples, fazendo o leitor passar as páginas em uma velocidade quase igual a do mundo ambientado no livro.

Esse é o tipo de livro que se fosse transformado em filme, seria sucesso de bilheteria. Então, ei, você aí da poltrona, vá ler o livro da Tais Cortez. Vá conhecer a trajetória da encantadora e corajosa Vitória, enquanto eu aqui espero e torço por continuação desse livro.

30 comentários:

  1. Olá.

    O livro da Tais está sendo muito bem falado, ela também é muito fofa, pretendo ler ele em breve.
    Agora, pelo título imaginava outra história. lendo a resenha vi que é totalmente diferente do que pensava.
    É muito legal quando percebemos ter algo em comum com outra história mas o autor consegue fazer de forma diferente...

    Ótima resenha e parabéns também a autora.
    Abraço.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires,
      Antes eu também pensava que seria outra história. Durante a leitura, você irá encontrar a justificativa do título, eu só não falei para não dar spoiler, rs.
      Obrigado!

      Excluir
  2. Oi,

    já ouvi falar desse livro e ele parece muito bom mesmo, mas nesse momento já estou cansada de livros tipo Harry Potter, com adolescentes que se descobrem especiais e estranhos e etc. Quem sabe em um outro momento eu não o leio. Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiiii a resenha!!! :)
    Vc disse q estava pensando em como escrever de forma a passar td a emoção q sentiu lendo...bem...conseguiu!!! rss
    Fiquei superrr feliz por ter gostado...e se surpreendido com o livro!
    Obrigada pela resenha! Ficou excelente!
    Espero q tenha a oportunidade d ler o segundo e q ele tb t surpreenda :D
    Bjss e sucesso ao blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tais! Foi um verdadeiro presente ler sua obra e espero sim ler o segundo. (;

      Excluir
  4. Que resenha, hein, Lucas! Muito boa =)
    Não pude deixar de lembrar na hora da escola para mutantes do professor Xavier hehehe. Eu não costumo ler muito histórias nesse estilo, mas até que achei essa legal, viu? E me surpreendeu bastante, porque pelo título eu imaginava qualquer outra coisa haha.

    bjs!
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, dar essa impressão de passar outra coisa. Mas, quando li me surpreendi e muito. (;

      Excluir
  5. Gostei da resenha Lucas. O livro parece ser ótimo e a escrita da autora um tanto quanto peculiar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Que resenha perfeita. Eu adorei a temática do livro, é realmente bem normal porque há vários ouros títulos com o mesmo enredo, mas esse parece ser diferente *-*
    Só achei bizarro a coisa do menino humano, vampiro. Ela devia fazer o Alex com uma metade melhor u_u

    XOXO :D
    {Joven Clube}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA, Pelo menos não é tão Crepúsculo (Fãs da série me perdoem, nada contra!)

      Excluir
  7. Olá.
    Tomara que você esteja bem.
    Tomara que o seu fim de semana, seja maravilhoso.
    Que a felicidade, beije você, sempre.
    Bom fim de semana, com muitos risos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas!

    Como não curto esse estilo HP e X-mens, não tenho interesse nessa leitura.

    Abç!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda ñ tinha ouvido falar nesse livro, mas pelo que vc disse, de ter sido um dos melhores do ano, deve ser mesmo mt bom... Pretendo ler em breve!

    Estou começando com meu blog, se vc puder fazer uma visita e seguir, se gostar..
    Amei seu blog, e já estou seguindo :D

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conhecia esse livro, mas eu gostei de sua resenha, acho que curtiria a leitura dele :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Ainda não conhecíamos o livro e, caramba, tanto o título como a capa já chamam atenção. Sua resenha também ficou ótima.

    Já está listado.
    Ah, tem novidade fresquinha no Books Deluxe e, passa lá e diz pra gente o que achas :)

    Abraços
    http://booksdeluxe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a o livro, e devo confessar que o titulo não me chamou atenção, as a sinopse e resenha sim, também pensei o mesmo que você, um filme com essa história faria sucesso. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi querido.
    Nossa eu fiquei com vontade só de saber que remete e Harry Potter e x-man. Sério. Carência de histórias assim rs.
    Parece ser uma ventura sensacional. Fiquei com vontade dessa leitura.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lucas!

    Nossa, fiquei impressionada, nunca imaginei que a história se tratasse de tudo isso, gostei. Assim que você mencionou Harry Potter e Hogwarts, fiquei ainda mais empolgada e curiosa para lê-lo.
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas já me interessei. Ótima dica!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas!
    Juro para você que não esperava tudo isso desse livro. Sério, se você tá praticamente elegendo-o como o melhor do ano, ele precisa ser AQUILO TUDO que a gente espera, sabe?
    Agora vou precisar ler. Culpa sua.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Luara. Pior é que ele não foi o que eu esperava, foi totalmente diferente e de um jeito muito melhor, rs.
      Vixe, agora tenho que rezar para você amar também, caso contrário serei metralhado. ASHUAHSUAHAUAH

      Excluir
  16. Lucas, não conhecia este livro. O título é bem diferente. Já gostei dele lendo só a sinopse, adorei essa misturas de pessoas mutantes, adoro esse tipo de leitura fantasiosa espero um dia poder ler este livro.

    Abraços,

    http://muchachoonline.blogspot.com.br/2013/12/feitico-sarah-pinborough.html

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucas, confesso que pelo nome do livro não esperava um enredo tão envolvente como você o descreveu. Esse é um daqueles livros que se não procuro informações passariam batido por mim. Agora, depois de ler a tua maravilhosa resenha, sou obrigada a ler.

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie Lucas
    uau, você e sua capacidade de tornar um livro irresistível, através da sua resenha.
    Mas eu não dava nada pela capa e pelo título, e não poderia imaginar que a história fosse tão envolvente assim!
    Adorei.
    Sua resenha é praticamente um ultimato, preciso ler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu fico até com medo quando encho de expectativas um livro. Se vocês não gostarem depois, estou ferrado. AHSUAHSUAHA

      Excluir
  19. Postei a resenha do livro agora a pouco HAHAHA ;P
    Ele é ótimo mesmo. *-*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Meu Deus que resenha foi essa???
    Me instigou demais a ler esse livro!!
    Parabéns!!

    Beijos.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucas,
    tudo bem?
    Eu sei exatamente o que sentiu, pois eu também já li o livro da Tais e adorei!!!! Sua resenha ficou ótima, conseguiu realmente passar as emoções que o livro desperta.
    Sucesso para a Tais.
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir