7 de outubro de 2013

[Resenha] - Ninho de Pedras

Autor: Silvio Sebastião
Editora: Giostri
Ano: 2012
Número de Páginas: 220
Avaliação: 3,5 / 5,0
Onde Comprar? Saraiva / Cultura

Como conciliar as informações religiosas sobre a origem humana com as descobertas científicas e arqueológicas? Qual a nossa verdadeira relação com os anjos caídos? E com os homens das cavernas? Quem realmente foram os primeiros habitantes da Terra? Um jovem e apaixonado casal deixou seu conforto e segurança nos EUA e foi para o Oriente Médio descobrir, mas suas vidas nunca mais serão as mesmas. Nem as nossas.

Ler outro livro depois de ter lido um extraordinário como Coração de Tinta é uma tarefa que merece o máximo de cuidado. Porque corre o risco de odiamos o livro sucessor, odiamos seus personagens e seu enredo. Vocês me entendem, né? Então, decidi pegar uma leitura simples, sem muitas reviravoltas e com narrativa leve. E o escolhido foi “Ninho de Pedras” do autor nacional, Silvio Sebastião.

Acontece que o livro é o oposto do que imaginava, ele tem uma narrativa densa e cheia de informações. Tudo o que eu sabia do livro, era o que a sinopse contava: “um casal americano decidem sair da sua vida monótona nos EUA e ir para a África. Lá entra em contato com um artefato que, depois de uma empreitada arqueológica, revela-se uma descoberta cientifica que vai mudar a maneira do mundo pensar sobre alguns dos temas mais enraizados da nossa cultura”. Então, não sabia o que esperar do livro.

Aos poucos que ia avançando na leitura, ela ia se mostrando uma trama inteligente, astuciosa e ousada. Ousada por abordar um tema que pode gerar conflitos religiosos. O autor criou “A Teoria das Recriações” e que se eu deixasse minha adversidade religiosa tomar conta, eu discordaria em vários pontos. Mas, como é tudo fictício, me debrucei sobre a leitura, principalmente durante as últimas cem páginas e me vi ávido pelo o virar das páginas.

"O tempo vem sobre nós para fazer-nos pessoas melhores."Pág.14

Ninho de Pedras traz personagens de personalidade forte, que se acham donos da razão, supersticiosos e de coração enorme. O livro contém vários ápices de leitura, porém, na maioria delas faltou um Q e não sei dizer se foi de emoção ou adrenalina. Outro ponto negativo foi à mistura da ação com o dialogo, tipo: “Como assim, disse Gwyneth?”, era preferível ter colocado “Como assim? – disse Gwyneth” tornaria a leitura mais agradável, nesse ponto seria mais um trabalho de revisão.

Apesar desses pontos negativos, “Ninho de Pedras” foi muito mais do que esperava, foi mais do que uma simples leitura. É um livro que faz você pensar, contestar, amar e odiar os personagens ao mesmo tempo (como odiei o Professor Samuel, o acho muito prepotente, risos). Ninho de Pedras é um livro para ser saboreado e refletido.

Quem gostou de Dan Brown ou Kate Moss, essa obra da literatura nacional vai ser um prato cheio. Tem tudo que um mistério exige: conflitos, mortes, trapaças e romance. E pela primeira vez, torci pelos os vilões, sério. Achei o propósito deles com o achado arqueológico mais sensato do que o dos mocinhos. Mas, isso não quer dizer que concordo com os meios que eles usavam para chegarem aos seus fins. Quanto ao final foi de emocionar e por algum motivo não queria dizer adeus.

31 comentários:

  1. Oi Lucas!

    Acho que somos parentes hehe.
    Falando do livro, não o conhecia, mas li outro O Sol Negro faz alguns meses com um tema semelhante e gostei muito. Gostei de todos pontos que citou em sobre sua leitura e concordo com você, quando gostamos muito de um livro o próximo pode sofrer. Obrigada por sua visita ao meu blog. Seja sempre bem-vindo e também já estou te acompanhando por aqui.

    Abraço e sucesso

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, encontrei uma parenta na blogosfera. AHSHAUAHA
      Obrigado e sucesso para vocês também!

      Excluir
  2. Olha sou apaixonada pelo Dan...
    E pela sua resenha o livro parece ser extremamente interessante!
    Fiquei bastante curiosa, o livro realmente parece ser bem bacana! :D

    Beijinhos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante a proposta do livro. Normalmente não escolheria esse gênero, mas pela sua resenha, a trama parece ser bastante envolvente!
    Nunca li nada do Dan Brown, acredita? rs Mas amei saber que a literatura nacional está cada vez mais se equiparando a grandes escritores internacionais.
    Parabéns pela resenha ^^
    Beijos.

    http://missthay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? :)
    Nossa, se eu visse esse livro em qualquer livraria não iria me chamar atenção pela capa com certeza, mas é ai que ta o problema né. Nunca pensei que poderia ser tão interessante. Sua resenha fez ver o outro lado do livro, o lado de dentro heheh Eu tenho essa mania de julgar pela capa :(( tenho que parar com isso. E para você comparar o livro com as obras do Dan Brown deve ser muito bom mesmo. Apesar que eu só li um livro dele, mas o que li era basicamente isso, algo muito misterioso ehehhe Adorei sua resenha.
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que também não o compraria pela capa. Mas, como o autor entrou em contato comigo e explicou a premissa, acabei ficando interessado.

      Excluir
  5. Não conhecia o livro, mas depois de ler sua resenha fiquei bem curiosa para ler. rs *-*
    beijos
    Ótimos livros. *-* Conheci a pouco a editora, parecem ótimos mesmo.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Lucas
    Tenho esse mesmo "cuidado" em selecionar bem uma leitura pós-leitura de um livro que eu amei. Sempre que acabo um livro favorito, fico com aquele gostinho de ressaca literária, e pego uma trama mais leve para ler. Não conhecia esse livro, mas gosto de personagens fortes, e amo vilões.
    Parece ser uma trama bem inteligente, que com certeza faz meu estilo.
    adorei a dica.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas, tudo bem?
    Sendo totalmente sincera, esse não é um livro que me atrairia à primeira vista. Mas, depois de ler a sua resenha, mudei de opinião. Apesar desses pontos negativos e das suas críticas quanto a maneira com que as coisas foram escritas (e que eu concordo com você), me parece ser um livro fantástico.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lucas!
    Não tinha ouvido falar sobre o livro ainda e fiquei meio sem vontade de lê-lo conforme fui lendo sua resenha. Mas, depois de mencionar que quem curtiu Dan Brown irá gostar, já mudei completamente de ideia. Adoro livros que contenham um bom mistério para ser desvendado e todo o resto que você citou. Vou lê-lo com certeza :)

    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Mais um livro nacional que eu não conhecia. Gostei muito da dica.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Lucas, não conhecia o livro, ele tem uma temática interessante - e a comparação com Da Brown colaborou bastante para me fazer me interessar por ele - é o tipo de livro que com certeza leria, que questiona pontos que são tidos como definitivos por milhões de pessoas, então certamente trás a mesa uma boa discussão. Vai pra lista do que quero ler.

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha Lucas. O livro parece ser muito interessante e a história é bem do estilo que eu gosto. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Hum...acredita que nunca tinha ouvido falar nesse livro? Realmente não é fácil ler outro livro depois de megaaa obras como Coração de tinta. Não sei muito o que achar de Ninho de pedras, mas acredito que iria gostar de ler.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  13. Lucas, tudo bem?
    Olha só, você resenhou um livro que me impressionou bastante, adoro toda essa temática misteriosa que ele trás, vi bem na sua resenha que vários fatores vão me agradar e muito quando eu o ler. Sim, quero ler mesmo. Não conhecia o autor, mas é um nacional, então assim que possível vou adquirir.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  14. Olá Lucas!!
    Parabéns pela postagem! Eu sou muito observador e como sempre paro e observo as layout em todos os blogs que visito a sua está bem bacana, o que dizer da resenha - cara - Esse livro me deixou com um tremendo ar de curiosidade irei coloca-lo na minha listinha de desejos e como você mesmo deixou claro na resenha, esse livro me parece bem interessante e transmissor de pensamentos! Parabéns pelo blog e pelas demais postagens, continue assim que está perfeito!

    http://jeffreycorreia.blogspot.com.br/
    Fan Page: https://www.facebook.com/oamantedaspalavras

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas, sei bem o quão complicado é ler um livro depois de outro que gostamos.. ele sempre sai prejudicado ou injustiçado, coitado.. hehe ainda bem que este não deixou tanto a desejar neh.. valeu pela dica, não conhecia. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, é nacional? WOOW parece ótimo, uma pena que tenha sido sucessor, realmente torna mais difícil o "gostar" tanto do livro... Nossa, eu não esperaria algo tão denso pela sinopse e capa, mas fiquei interessada!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um nacional sim, Amanda. A capa realmente é bem fraca em relação ao livro.

      Excluir
  17. não conhecia o livro, e mesmo depois da resenha eu não me animei nenhum pouco pra ler, sei lá. ele não me atraiu sabe
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  18. Para ser sincero o livro não me atraiu muito não, a temática que ele aborda me pareceu muito parada enfim, isso é meu ponto de vista, pode vim a ter pessoas que gostem. Mas sua resenha em si, está muito boa, e sei muito bem como é ler um livro extraordinário e depois ficar receoso por ler outro e criar um ódio por ele por conta da leitura anterior. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro e me interessei pela história, gosto de livros com esse tipo de questionamento.
    Boa resenha.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Lucas!Eu não conhecia a este livro.E muito menos que era um nacional.
    Ao ler sua resenha achei o livro um tanto instigante.Primeiro por que pensei que por ser nacional ele traria o nosso Brasil como um enredo.Mas...vejo que isso não acontece.Outro ponto foi o conflite de religião,não que eu não goste,mas da forma que você falou,fiquei um pouco ressabiada.
    Olha eu não sei se posso dizer que vou ler a esta obra.Mas concordo em ela ser bem interessante,para outros leitores.Ao menos para mim...não cativou.Hahaha

    Bom eu adorei os pontos altos e os baixos que ressaltou.Isso mostra e nos dá a escolha de ler ou não.Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      É um livro que demora nos conquistar e talvez, se eu tivesse esperado demais não teria gostado, rs.

      Obrigado! (=

      Excluir
  21. Nossa! Fiquei com muita vontade de ler o livro agora! haha Tenho que dizer que a resenha ficou ótima, amei os pontos altos e baixos que você citou... Fiquei muito feliz também em saber que é um livro nacional, estou aprendendo a valorizar mais o trabalho deles e é sempre bom conhecer novos!
    Amei o seu blog, estou seguindo e queria te convidar para conhecer o meu cantinho também.
    Abraços,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro, fiquei curiosa, mas não sei se leria em breve. Parabéns pela resenha, vc conseguiu mostrar os pontos principais e instigar a leitura.

    Abraços

    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro, adoro muito ler a literatura brasileira ela é sempre cheia intelecto e gostosa de ler, o livro não me chamou muita atenção não sei porque acho que esse estilo de livro não se encaixa a mim.
    Gostei da sua resenha, gostei dos pontos que você abordou nela,para ler ele agora nem pensar mas quem sabe lá pra frente, os gostos sempre mudam certo?

    XOXO :D
    Joven Clube | Offical (clica?)

    ResponderExcluir
  24. Oie Lucas =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas sempre fico feliz em ver com a literatura nacional está crescendo e se destacando.

    O livro parece ser bem interessante, porém pelo que li na sua resenha acho que ele não faz muito meu estilo. Quem sabe uma hora eu acabe dando uma chance para ele?

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  25. Eu te entendo totalmente, quando acabo de ler um livro excelente tb fico com a mesma sensação de que o próximo não vai ser tão bom e já fico com o pé meio atrás. rs
    O livro pareceu interessante e vou procurar , adoro autores nacionais e especialmente autores com histórias que nos fazem pensar. Obrigada pela resenha!
    Angel Sakura @euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  26. Entendo a dificuldade de começar o livro seguinte... É a ressaca literária... parece que nada cai bem!
    Gostei da resenha e me interessei pelo livro!
    Abçs,
    Marissa,
    http://cladoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Lucas!

    Parabéns pela resenha! Vejo que o livro Nunho de pedras ao ser comparado a uma obra de Dan Brown já nos leva querer ler, O melhor é ver a literatura Nacional cada vez mais crescendo e com grandes autores.

    Abraços

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir