22 de junho de 2013

Os Impostores - Resenha

Autor: Chris Pavone
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Número de Páginas: 336
Avaliação: 3,5 / 5,0
Onde Comprar? Submarino / Saraiva

Kate Moore é uma mãe que trabalha fora e luta para equilibrar as despesas e o orçamento, criar os filhos, manter viva a chama do casamento... e guardar um segredo cada vez mais difícil de suportar. Por isso, quando seu marido, Dexter, recebe uma proposta de emprego em Luxemburgo, ela agarra a chance de deixar para trás sua vida dupla e recomeçar do zero longe de Washington. 
Em outro país, Kate se reinventa, enquanto Dexter trabalha sem parar num emprego que ela nunca entendeu, para um cliente que ela não pode saber quem é. Em pouco tempo, a confortável vida europeia com que sonhava se revela uma rotina cansativa em que o marido vai ficando cada vez mais distante e evasivo e ela, solitária e entediada. 
Chega então outro casal americano, que faz amizade com Dexter e Kate. Mas ela logo desconfia que os novos amigos não sejam exatamente quem dizem ser – e fica apavorada diante da possibilidade de estar sendo perseguida por fantasmas do passado. 
Assim, Kate começa a investigá-los e acaba descobrindo camadas e mais camadas de mentiras que a cercam e, por trás disso tudo, um golpe extremamente bem elaborado que ameaça sua família, seu casamento e até sua vida.

Luxemburgo parecia a chance de começar uma nova vida, deixar para trás toda aquela agitada vida que ela levava, ao menos era isso que Kate pensava. Desde que Dexter recebera a proposta de emprego no continente europeu, ela estava confiante que tudo ia mudar. E lá se vão de mudança aquele casal com seus dois filhos para uma nova terra.

A utopia de que ela poderia passar mais tempo com os filhos e o marido, se torna uma rotina cansativa. O marido está sempre ocupado com seu trabalho, até onde ela sabe, ele é responsável por manter a segurança eletrônica de bancos e ela sente cada vez mais saudades de seu antigo trabalho. Mas Kate acaba fazendo amizade com alguns outros estrangeiros e um casal em especial - Julia e Bill - acaba se tornando melhores amigos de Dexter e Kate.

Conforme, a amizade vai ficando mais sólida, Kate começa a desconfiar de seus novos amigos, eles pareciam superficiais demais. Afinal, tudo era superficial demais, desde a mudança para Luxemburgo ao novo emprego de Dexter. Com a curiosidade falando mais alto, Kate passa investigar ao marido e também aos novos amigos, será que um segredo seu estava prestes a vi à tona?

Chris Pavone construiu uma estória inteligente, com direito a crimes de colarinho branco e mentiras, muitas mentiras. Assim, como disse o John Grisham, parece  um livro de estreia do Ken Follett e realmente me senti lendo Follet. Para quem conhece a escrita do autor, sabe que é uma narrativa lenta e detalhista, que deve ser degustada e saboreada cada minúsculo detalhe para compreender a estória. Por a narrativa ser lenta e que foi associada ao meu pouco tempo, acabei dando uma ressaca literária durante a leitura e fiquei dias para finalizar o livro. O livro se encontra narrado em terceira pessoa, alternando entre o passado e o futuro.

Falar dos personagens em um livro como esse pode entregar todos os pontos, então, vou também ser superficial ao descrevê-los:
Kate é uma mulher de fibra e ardilosa, daquelas que pode ser fácil de descobrir um segredo e difícil de entregar os seus. É uma boa mãe, um tanto individualista e que vive o desafio de ser uma boa dona de casa.
Dexter é "zZzZzZzZz", sério,  achei ele bem calado e tolo, mas sua inteligência é sua maior característica.
Júlia é uma boa amiga, daquelas que parece ter saído de uma comédia romântica e seu esposo Bill é um sujeito cheio de grana e autoritário.

No fim, fui pego de surpresa, esperava uma final bem diferente e até as últimas vinte páginas fiquei pensando assim. E aí nestas últimas páginas, o autor faz uma surpresa, que só gostei em partes, o gran finale poderia ser o que os personagens tinham premeditado. Meus três e meio de avaliação vai ser por conta disso e pela narrativa lenta. Porém não posso deixar de parabenizar o autor pela ambientação do livro, que vai muito além da linda Luxemburgo. Então, não deixe de ler, você vai fazer uma grande viagem pelo continente europeu e ainda ficar intrigando com esta rede de mentiras.

17 comentários:

  1. Gosto bastante dos livros publicados pela Arqueiro, mas infelizmente esse não chamou muito a minha atenção. :/

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, parabéns! Dando um alô e seguindo =D

    Abraços, Gustavo
    http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    adorei a resenha, quando eu li a sinopse na lavraria quase comprei esse livro haha
    ja estou seguindo seu blog, pode retribuir? obrigada :D

    beijoss
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    sou louca para ler esse livro e sua resenha só aumentou minha vontade! A história parece ser muito boa mesmo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. estou curiosa para ler esse livro, adoro esse clima de mistério!
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Como vai??
    Gente, livros com esse clima misterioso sempre chama a minha atenção!!
    Gosto muito das suas resenhas!!
    Beijos
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caramba, adorei a resenha e me senti em um bom filme de ação.
    Abração!
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas! É a primeira resenha que leio do livro, parece ser uma trama interessante, mas não daquelas que nos deixem com o coração na boca, eu leria sim, tenho vontade de conhecer o trabalho deste autor.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, amei a resenha. Conhecer um pouco mais dos personagens e tal, não sabia que se passava no continente europeu o que aumenta a minha vontade de ler. Gostei da premissa.


    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha não foi tendenciosa, gostei bastante, assim como sempre curto os laçamentos da arqueiro. Ainda não tinha lido nenhum a resenha desse livro, e me interessei na trama, vou ler assim que possível.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Primeira resenha que leio desse livro, mas ele continua não chamando a minha atenção. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tenho curiosidade de ler esse livro, a capa e a sinopse me intriga muito.
    Adorei a resenha, parece ser uma estória bem interessante.
    Desabafo #02 - Nós Temos o PODER!
    COnfere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. No momento estou lendo um livro que me faz sentir igual vc descreveu na sua resenha ... srrsrs ... mas a história é boa! Eu fiquei curiosa quanto o enredo, mas livros muito detalhados as vezes me deixa bem entediada! Não sei se eu leria ... quem sabe um dia né =D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lucas! :)
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já adianto que gostei muito da sua resenha e até fiquei curiosa em relação ao livro. Quem sabe num incluo ele aqui na minha listinha, né?
    Beijos!

    Tem promoção rolando lá no blog. Participe! :)

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito da sua resenha, até porque eu estou querendo muito ler esse livro. Me chama atenção os livros que a arqueiro lança, porque são super interessantes as histórias. Vou ver se dou mais uma olhada no Skoob sobre esse livro, porque vou ver se mais pra frente eu adquiro ele, até porque eu agora estou cheia de livros para ler hahahahaha...enfim

    Se cuida ai querido e parabens pela sua resenha
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Acho a história desse livro muito boa, mas me desanimei um pouco por conta da narrativa, não sei se leria agora. A última coisa que eu quero é uma ressaca literária, já tive muitas esse ano rs

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acredito que quanto mais mentira se tem no livro mais o final é "masoqqqqq" HUAHEUAEU
    Gosto disso mas o livro mesmo assim não me chamou atenção para a leitura nesse momento, pode ser - e acredito que - mais pra frente ele pode aparecer na minha meta de leituras!

    Beijos,
    Nathália
    Novo post em Livroterapias

    ResponderExcluir