3 de setembro de 2012

Água para Elefantes - Resenha

Autora: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 272
Ano: 2011
Onde Comprar? Americanas - Saraiva - Submarino
SInopse:
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.


SENHORAAAAAAAAS E SENHOREEEEEEES, chega por aqui o maior espetáculo da terra, o Circo dos Irmãos Benzini. Em  Água para Elefantes conhecemos a história de Jacob Jankowski, ele tem 90 anos ou 93, uma coisa ou outra, e vive numa casa de repouso. Jacob nos conta como perdeu os pais num acidente de carro e como perdeu seu bens para poder pagar a hipoteca. Transtornado pela grande perda, abandona a faculdade no seu exame final. Sem ter para onde ir, acaba pulando em um trem em movimento, o trem não é nada mais nada menos que o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini. E é aqui que toda magia começa.

É no circo que Jacob se apaixona por Marlena, a grande estrela do circo e Rosie, a elefanta que deveria salvar o circo se mostra completamente burra. A história é narrada por Jacob, que fala sobre sua monótona vida na casa de repouso, desde as comidas que serve ao seu dormitório. É com a chegada de um circo a cidade que ele começa a ter flashbacks, sobre sua vida num mesmo. O circo é a verdadeira casa do nosso protogonista, foi lá que ele descobriu que todo o encanto do circo é uma ilusão aos olhos de quem vê. Mas, por detrás dos bastidores, das lonas existe muita crueldade, desde aos mal tratos a animais à inimizades. Porém, foi lá que ele formou grandes amizades, onde pessoas se ajudam mutuamente e onde descobriu o grande amor da sua vida.
É também de se emocionar com a vida de Jacob no lar de idosos, ele conta como é a velhice, que mesmo tendo filhos, netos e bisnetos e eles o amando, é como se ele fosse um fardo na vida da família e toda a sensação de sentir impotente por precisar ser dependente em quase tudo.

Sara Gruen nos leva para uma leitura envolvente, ágil e ao mesmo tempo sortuno. Uma escrita impecável, onde os personagens não tem limitações e são bem construídos. Narrada entre passado e presente. É como se você sentisse dentro de um circo, porém o circo não pudesse te ver. Como diz na contra-capa do livro "seus personagens continuarão vivos muito depois de termos virado a última página", essa é a mais pura verdade, é como toda essa trupe ainda habitasse em mim.

O livro já ganhou um longa, que por sinal é ótimo, mas não chega perto de tamanha grandiosidade da obra. Poderia tecer linhas e mais linhas sobre Água para Elefantes, mas vou deixar que sinta por si, todas emoções de um circo.

Avaliação:
✭ ✭ ✭ ✭ ✭

25 comentários:

  1. Nossa, se apaixonou mesmo, ein?
    Faz um bom tempo que li esse livro, e lembro que o personagem que mais gostei foi o velho Jacob. E a enfermeira, também gostei dela ;D

    Eu não me apaixonei tão perdidademente asssim, mas é livro bom ^^

    Beijitos

    ResponderExcluir
  2. mas o livro é bom*
    gente, que frase caipira que saiu ali ;P

    ResponderExcluir
  3. Ganhei o livro do meu irmão, mas ainda não li. Pelos seus comentários acho que irei adorar. Desde pequena sou apaixonada por circo e acho que Água para Elefantes não irá me decepcionar. Ainda não vi a adaptação, prefiro a leitura primeiro. A capa é linda...
    Beijos,
    laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já vi o filme - o qual achei incrível! -, mas ainda não li o livro! Quero muito lê-lo até o final do ano rs


    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  5. Há séculos quero ler este livro, mas meu interesse nele vai crescendo e diminuindo com o tempo. Gostei muito da sua resenha, e gostei de ver você dizer que os personagens são bem estruturados, assim nós, leitores, ficamos com um trabalho mais robusto em mãos.

    Na primeira oportunidade fico com ele ;)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. oie,
    Tb achei o livro muito bom, ainda não assisti por ser com o Roberrrrt kkkkkkk
    Esse cara me cansa rsrsrs
    bjoss

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas, respondi seu coment lá no blog. se interessar dá uma olhada nas outras resenhas da série lá no blog.

    Até hoje não li esse livro, mas a resenha ficou ótima, deu até vontade de ler.. rss Mas a fila tá enorme lá em casa.. rss

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  9. Tinha preconceitozinho com esse livro: Robert Pattison estreou a adaptação... Bel Ami, porém, me fez ver que ele não é tão ruim assim, e é capaz de encarnar personagens fascinantes. Vi baratinho esse livro outro dia nas americanas, se ainda tiuver vou comprar!

    ResponderExcluir
  10. ah eu nao quero ler esse livro, nao só pq nao gostei do filme mas pq a história em si nao me agradou sabe
    mas talvez se eu ler eu possa gostar de algo né

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas!
    Eu tenho este livro faz um tempão , mas está esquecido na estante, comprei em uma promoção e deixei aqui.
    Você gostou bastante dele, não esperava que fosse assim tão empolgante.
    Vou criar vergonha e ler logo.
    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lucas.

    Assisti ao filme apenas, que foi lindo, aliás. Fiquei apaixonada pelo relacionamento do Jacob com os animais, especialmente com a Rosie. Não gostei muito de Malena, sei lá, ela não parece boa o suficiente para Jacob. Mas o marido dela, nossa, é um porco! Quero ler o livro algum dia pra saber se é tão bom quanto o filme. ;)

    Ah, tem SORTEIO de Cinquenta Tons de Cinza.

    Beijos!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas!

    Eu tenho muita curiosidade sobre esse livro, mas ao mesmo tempo não quero ler. Tenho medo de não conseguir levar a leitura a frente por se tratar de um drama.

    Beijos,

    Marcelle
    Best Therapy

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas!
    Apesar de achar muito bacana a autora ter trazido para a história o problema que é o mal trato aos animais,não tive interesse ainda em lê-lo e nem quis ver o filme,sei lá,não bateu aquela vontade sabe?
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oii Lucas!

    Eu quero muito ler esse livro, mas sempre acabo deixando para depois.
    A sua resenha me deixou louca para lê-lo!!

    Assim que a fila diminuir por aqui, vou dar jeito de ler logo! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    sou louca pare ler esse livro desde que que vi o filme dele! A história é mesmo linda!

    Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucas!
    Eu já encontrei diversas ofertas desse livro por aí, só não comprei ainda porque ele realmente não me chama a atenção. Acho que foi por causa do filme - é, eu acabei assistindo em uma tarde que eu não tinha absolutamente nada pra fazer.
    Talvez eu leia, algum dia. Mas não é uma leitura que eu considere obrigatória.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Oie Lucas
    eu amei demais o livro, e apesar de odiar circo, tive a mesma sensação: me senti parte do circo.
    Eu adorei a narração e chorei em muitas partes. Assisti ao filme, e realmente não chega aos pés da obra, mas ainda assim achei que fizeram uma boa adaptação.
    bjos

    ResponderExcluir
  19. Já assisti o filme, é bem legal, mas achei que o robert pattinson, podia estar melhor :)
    O livro ainda não li.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lucas :)
    Sabia que você ia gostar!
    Concordo totalmente com você no último parágrafo. Quando eu terminei de ler, fiquei pensando na história dias a fio. E até hoje tenho lembrança do texto.

    Falta eu conferir o filme. :)

    Ótima resenha!

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  21. Resenha linda Lucas, adorei!! O meu erro foi ter visto o filme primeiro, acabou todo o suspense sobre o final do livro. Mas realmente é uma obra incrível, uma leitura super prazerosa, recomendo ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. AH eu assisti ao filme sem saber do livro :/ Mas ainda quero lê-lo sim, nunca li nada relacionado ao circo e talz, seria uma ótima experiência e o relato de Jacob no filme até me emocionou, acho que no livro também irá ser assim ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro esse livro, e sou apaixonada pelo Jacob <3 haha, nunca assisti o filme, porque tenho preguiça de perder o meu tempo para ver um ator péssimo, mesmo que o filme tenha uma diva no meio, mas o livro é ótimo, como você já disse na resenha!

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  24. Eu morro de curiosidade de ler esse livro, coisa que não acontecia logo que ele foi lançado. Parece ser intenso e profundo, coisa que não acontece tão comumente com a chuva de livros que temos por aí.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu já fiz a resenha desse livro, é otimo né?


    *Vitamina De Pimenta.blogspot*
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir